Mostra fotográfica Todos Lugares revela perspectiva de mundo do ministro Sebastião Reis Junior
"Em todas as minhas fotos, procuro os detalhes: cada cena costuma revelar uma característica única". A busca por enxergar singularidades em elementos cotidianos permeia as fotos de autoria do ministro Sebastião Reis Junior, expostas na mostra fotográfica Todos Lugares, inaugurada nesta quarta-feira (13), no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
As cenas que compõem a exposição foram captadas pela lente do ministro em cidades do Brasil e do exterior, e trazem situações muito diversas – desde manifestações sociais até observações da realidade por uma perspectiva orientada a detalhes.
O ministro Sebastião Reis Junior passa diante de suas fotos no Espaço Cultural STJ. | Foto: Lucas Pricken/STJO magistrado e a câmera como companheira
Para Sebastião Reis Junior, fotografar é um meio de manifestar o que pensa ou sente: "Desde que percebi que poderia me expressar por imagens, a câmera tornou-se uma companheira frequente em viagens, passeios e caminhadas".
Desde então, a jornada do ministro na fotografia já rendeu outros frutos, como a exposição sobre presas trans promovida em seminário do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e o livro Translúcida, organizado pelo próprio fotógrafo e lançado no final de junho. O\r\nministro é também autor do livro de fotografia Riscos, publicado em 2021.
O curador da mostra, Juan Esteves, com o fotógrafo. | Foto: Lucas Pricken/STJA exposição Todos Lugares poderá ser visitada até 13 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. O Espaço Cultural fica no mezanino do Edifício dos Plenários, na sede do STJ, em Brasília. Informações adicionais podem ser obtidas no telefone (61) 3319-6212 ou pelo e-mail stj.exposicoes@stj.jus.br.