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STJ deve ultrapassar a marca de 100 mil atendimentos judiciais em 2025; serviço tem 96% de aprovação

Faltando pouco mais de um mês para o fim do ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já alcançou, em 2025, a marca de 90 mil atendimentos por meio dos quatro canais oferecidos ao público pela Secretaria Judiciária: presencial, por telefone, email e Balcão Virtual. A projeção é que, até 31 de dezembro, o tribunal chegue a 100 mil atendimentos ao público externo – principalmente a profissionais do direito –, superando o total de 98 mil registrados no ano passado.

Esse atendimento envolve a prestação de informações sobre trâmite dos processos, protocolo e peticionamento judicial, uso da Central do Processo Eletrônico, despesas processuais, plantão judicial, sessões de julgamento, emissão de certidões e funcionamento do tribunal.

Apesar do aumento da demanda, o serviço mantém alto índice de aprovação: de acordo com pesquisa auditada pela Ouvidoria do STJ, cerca de 96% dos usuários se declararam satisfeitos com o atendimento recebido.

Melhoria contínua em busca de um serviço mais rápido e assertivo

"Essa percepção positiva aumenta a responsabilidade de promover a contínua melhoria de nossas rotinas", diz o secretário judiciário, Augusto Gentil, responsável pela gestão do atendimento judicial do tribunal.

Como parte desse propósito, a corte está investindo na modernização do serviço para que as interações com o público sejam mais rápidas e assertivas, com a ampliação da experiência de autoatendimento e de personalização das informações.

No ritmo das mudanças, o tribunal também está fazendo ajustes para padronizar o horário de atendimento em todos os seus canais. A partir de 1º de dezembro, o acesso à central telefônica e ao Balcão Virtual será realizado no período das 10h às 19h, mesmo horário do atendimento presencial no Espaço do Advogado.

"A padronização vai permitir o reforço das equipes nos períodos de maior demanda e resultará em maior eficiência e mais praticidade ao público", esclarece Gentil.

Veja como acessar cada canal de atendimento do STJ

No Balcão Virtual, o atendimento ao público externo é feito por videoconferência e visa, principalmente, prestar esclarecimentos sobre os serviços oferecidos pelo STJ.

O atendimento também pode ser por telefone, pelo número (61) 3319-8410, ou email, no endereço informa.processual@stj.jus.br.

Os profissionais que precisarem de atendimento presencial podem procurar o Espaço do Advogado, localizado no térreo do Edifício dos Plenários. Além de informações, o local disponibiliza serviços como rede wi-fi, maleiros individuais e salas de reuniões por videoconferência.

Em seu portal na internet, o STJ também oferece uma página especial para os advogados, com informações e acesso a uma série de serviços digitais.