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STJ é finalista em três categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025

A Secretaria de Comunicação Social (SCO) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) teve três produtos indicados como finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025. A premiação reconhece as melhores práticas de comunicação social desenvolvidas por órgãos do Poder Judiciário brasileiro e é promovida pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá durante o encerramento do XIX Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), no dia 8 de agosto, em São Luís.

O tribunal concorre em três categorias: "Comunicação Inclusiva", com o projeto Resumo em linguagem simples: notícias jurídicas que todo mundo pode entender; "Podcast e Rádio", com o podcast Contando Causas – Preto, Pobre e da Periferia: as prisões injustas com base em reconhecimento fotográfico falho; e "Mídia Social", com o projeto Direito ao Ponto: STJ no Dia do Consumidor.

Conheça as iniciativas classificadas como finalistas

Os produtos selecionados se destacam por abordar temas de grande interesse da população, utilizando formatos atrativos e uma linguagem simples e acessível.

A iniciativa Resumo em linguagem simples: notícias jurídicas que todo mundo pode entender foi criada para aproximar o cidadão das decisões do tribunal. Ela oferece versões resumidas e simplificadas das notícias do portal do STJ, facilitando o entendimento de conteúdos jurídicos por leitores não especializados e promovendo transparência, inclusão e acesso à informação. O projeto está alinhado ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Concorrendo na categoria "Podcast e Rádio", a série Contando Causas – Preto, Pobre e da Periferia: as prisões injustas com base em reconhecimento fotográfico falho retrata situações de injustiça motivadas por reconhecimentos de suspeitos realizados sem as cautelas necessárias. As histórias expõem o impacto do racismo, debatendo o problema com diferentes atores que integram o Sistema de Justiça Criminal.

Direito ao Ponto: STJ no Dia do Consumidor, que concorre na categoria "Mídia Social", é uma série de vídeos publicada nas redes sociais do STJ que, com linguagem acessível e bem-humorada, informa a população sobre os direitos do consumidor e mostra como esse conhecimento pode ser aplicado no dia a dia. Com expressivo alcance de usuários, posts sobre venda casada, roubo em estacionamento e golpe do boleto ilustram a iniciativa.

Experiências que aproximam a sociedade das organizações públicas

O Conbrascom reúne assessores de comunicação social de várias instituições – Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tribunais de contas e outras – para promover a troca de experiências e ampliar o debate sobre ações que aproximem as organizações públicas dos cidadãos.

A edição deste ano do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça teve mais de 420 trabalhos inscritos e 80 instituições participantes – um recorde, segundo os organizadores. Além disso, a edição contará com mais finalistas e com a nova categoria "Comunicação Inclusiva", voltada para projetos de inclusão e acessibilidade.